sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Manifesto particular contra todo tipo de intolerância

por Nanci Vellose de Souza
contato:nancivelpsc@gmail.com
Professora, Pedagoga e Psicopedagoga

Atualmente tenho lido muitas notícias, nas mais variadas mídias fazendo relatos sobre a intolerância, sobre cartazes expostos com manifestações de ódio, sobre intolerância religiosa, vetos a movimentos de livre expressão, escolas tendo seus projetos barrados por conta da temática discutida, a liberdade sendo vigiada num falso discurso democrático que ao mesmo tempo liberta e controla as ações populares, e todos esses fatos ao mesmo tempo que me indigna e amedronta. Será que vamos presenciar os horrores vividos na época da ditadura?

Depois de tantas discussões, lutas, resistência e ações buscando liberdade de expressão e igualdades de direitos a todos; retroceder seria muito triste.

O que mais me preocupa é a disseminação de ideias ruins, sendo propagadas abertamente e abrindo possibilidades para que outras pessoas que tenham incutidos em si o racismo, o preconceito e a intolerância se sintam fortalecidas a se juntar aos “tais grupos” e façam avivar em si aqueles antigos sentimentos de ódio que há muito tempo estavam adormecidos; e a situação realmente comece a se complicar.

Vivemos num mundo onde os nossos ideais não são os mesmos, nem tão pouco as nossas crenças, valores e escolhas, mas é preciso acreditar que as nossas diferenças não nos tornam inimigos, que a cor de nossa pele não nos faz inferiores ou superiores uns aos outros, que a opção sexual de um indivíduo não o diminui, que todos os grupos étnicos devem ser valorizados e suas histórias respeitadas. Somos todos iguais.

Os assuntos que nos séculos passados eram tabus, hoje são tratados abertamente, o que nos incomoda deve ser trazido a mesa para discussões, o vão que nos separa por divergentes opiniões não pode ser maior que os laços que nos unem enquanto cidadãos que vivem numa democracia e que por lei devem ter os seus direitos a livre expressão preservados e garantidos.

Não tenho lindas palavras para falar de algo que me desagrada, mas tenho claro em mim o sentimento de tristeza e medo de ver cada dia as fontes de notícias divulgando que a intolerância levou os homens ao caos, e me envergonho ao pensar que se tudo seguir nesse compasso, num futuro bem próximo todas as pessoas não mais se respeitarão, se atacarão, se ofenderão e não poderão se manifestar publicamente nem opinar sobre aquilo que acreditam.

Me esforço para acreditar que a Segurança Pública irá garantir os nossos direitos legais, de ir e vir, de nos expressarmos livremente e que irão nos salvaguardar de ataques de racismo, preconceito, ódio e todos os tipos de intolerância e espero que venham dias melhores ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário