Apresentação
Curso teórico prático aberto a professores, arte educadores, estudantes de pedagogia e interessados em geral que visa ampliar as possibilidades de abordagem da temática racial no ambiente escolar tendo como ferramenta principal a linguagem da dança, e ao mesmo tempo, gerar repertório de estratégias de trabalho para o educador por meio de atividades práticas.
MóduloI – Espelho, espelho meu...
Uma concepção de corpo/pessoa em África; Eu sou meu corpo: conflitos no processo de formação de identidade da pessoa negra; A noção de corpo e beleza e suas transformações em tempo e contexto; Racismo no ambiente escolar: reconhecer para erradicar; Corpo e som: focos de atenção da juventude periférica atual; Olhar para trás: me reconhecendo para ver o outro Construção dinâmicas para sala de aula;
MóduloII – Aprender experimentando
Breve panorama das diferentes linguagens artísticas e visões contemporâneas da arte; Entendendo relações entre corpo e som Brasil um corpo musical; Manifestações culturais afrobrasileiras – Breve histórico; Prática de jogos de dança afro diaspórica; Construção de dinâmicas para sala de aula;
MóduloIII – Panorama da questão étnico-racial ontem e hoje
A questão sócioracial no mundo contemporâneo – jovens negros e mulheres como principais vítimas Diversidade cultural no continente africano Diáspora africana no Brasil – Quem esteve aqui? Que condições de vida possuíam essas pessoas? Construção de dinâmicas para sala de aula;
MóduloIV – Possíveis bases para trabalhar a cultura afrobrasileira na escola
Breve histórico de artistas afrobrasileiros importantes no desenvolvimento das artesbrasileiras – pós escravidão até a contemporaneidade Conteúdos sociais presentes na cultura afrobrasileira: Memória, ancestralidade, religiosidade, oralidade, musicalidade, cooperação/comunitarismo, corporeidade, ludicidade e circularidade. Construção de dinâmicas para sala de aula;
Carga Horária: 12 horas
Com certificado
Investimento
Alunos da Universidade Zumbi dos Palmares
Pagamento à vista: R$ 70,00 ou 2x de 40,00= R$ 80,00
Ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares
Pagamento à vista: R$ 80,00 ou 2x de R$ 45,00 = R$ 90,00
Professores da Rede Pública de Ensino,ou Educadores vinculados à ONGS:
Pagamento à vista: R$ 100,00 ou 2x de R$ 60,00= R$120,00
Público em Geral
Pagamento à vista: R$ 120,00 ou 2x de R$ 70,00= R$ 140,00
Indique um amigo participante e ganhe 10% de desconto em ambas as formas de pagamento!
Formas de Pagamento
Depósito em conta bancária ou Cheque pré-datado para 30 dias
Número de vagas: 24 participantes
Informações e inscrições via email:
Foto: Gislaine Silva.
Rose Nara Silva
É Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Artes do Paraná, atualmente está à frente da coordenação do Núcleo de Danças Dandara dos Palmares na Universidade Zumbi dos Palmares. Em 2015, esteve no Senegal onde foi aluna do Curso Imersivo Dança Negra, Engajamento e Resistência na École des Sables – Centre de Danses tradicionelles et contemporaines d'Afrique, 2015. Com uma trajetória extensa em arteeducação, Rose trabalhou em projetos sociais realizados dentro de Escolas Públicas em Curitiba-PR, e em ongs em São Paulo, foi Arteeducadora de dança no PIÁ – Programa de Iniciação Artística da Divisão de Formação Artística e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo 2014/2015, foi educadora no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal Praça da Sé, entre outros. Ministrou a aula espetáculo: Suzart, Poética da Periferia – Cultura afro brasileira na Escola na 2a Bienal de Educación y Arte de Montevideo em 2014, e em 2012 foi contemplada com o Prêmio de Apoyo a la Investigácion y Educación Artística con Niñ@s, promovida pelo La granja Centro deArte e a Coordinación Nacional de Danza del Instituto Nacional Bellas Artes (México), no qual produziu um trabalho coreográfico com as crianças do Projeto Chamaco, em Amanalco de Becerra. Ministrou o Workshop – Arte Negra, identidade e Resistência: Estratégias Pedagógicas, no 2º Seminário Quilombo Mulheres Negras no Instituto de Artes da UNESPSP, em 2015 e também Capacitações de Danças Brasileiras e Jogos Populares para professores e monitores do Programa Recreio nas Férias da Rede de Escolas Municipais de São Paulo pelo Projeto Brincante Itinerante do Instituto Brincante no mesmo ano. Ministrou capacitações Danças afrobrasileiras e Artes no ambiente escolar para professores de escolas públicas na zona norte e noroeste de São Paulo, no Projeto – Suzart, Poética da Periferia I e II em 2013/2014.
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