quarta-feira, 1 de junho de 2016

Curso de Extensão: Corpo Negro na Escola - A Dança como Procedimento Pedagógico


Apresentação

Curso teórico ­prático aberto a professores, arte­ educadores, estudantes de pedagogia e interessados em geral que visa ampliar as possibilidades de abordagem da temática racial no ambiente escolar tendo como ferramenta principal a linguagem da dança, e ao mesmo tempo, gerar repertório de estratégias de trabalho para o educador por meio de atividades práticas.


MóduloI – Espelho, espelho meu...
­
Uma concepção de corpo/pessoa em África; ­ Eu sou meu corpo: conflitos no processo de formação de identidade ­ da pessoa negra; ­A noção de corpo e beleza e suas transformações em tempo e contexto; ­ Racismo no ambiente escolar: reconhecer para erradicar; ­ Corpo e som: focos de atenção da juventude periférica atual; ­ Olhar para trás: me re­conhecendo para ver o outro ­ Construção dinâmicas para sala de aula;

MóduloII – Aprender experimentando
­
Breve panorama das diferentes linguagens artísticas e visões contemporâneas da arte; ­ Entendendo relações entre corpo e som ­ Brasil um corpo musical; ­ Manifestações culturais afro­brasileiras – Breve histórico; ­ Prática de jogos de dança afro ­diaspórica; Construção de dinâmicas para sala de aula;

MóduloIII – Panorama da questão étnico-racial ontem e hoje
­
A questão sócio­racial no mundo contemporâneo – jovens negros e mulheres como principais vítimas ­ Diversidade cultural no continente africano ­ Diáspora africana no Brasil – Quem esteve aqui? Que condições de vida possuíam essas pessoas? ­ Construção de dinâmicas para sala de aula;

MóduloIV – Possíveis bases para trabalhar a cultura afro­brasileira na escola

­Breve histórico de artistas afro­brasileiros importantes no desenvolvimento das artes­brasileiras – pós escravidão até a contemporaneidade ­ Conteúdos sociais presentes na cultura afro­brasileira: Memória, ancestralidade, religiosidade, oralidade, musicalidade, cooperação/comunitarismo, corporeidade, ludicidade e circularidade. ­ Construção de dinâmicas para sala de aula;

Carga Horária: 12 horas
Com certificado

Investimento

Alunos da Universidade Zumbi dos Palmares
Pagamento à vista: R$ 70,00 ou 2x de 40,00= R$ 80,00

Ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares
Pagamento à vista: R$ 80,00 ou 2x de R$ 45,00 = R$ 90,00

Professores da Rede Pública de Ensino,ou Educadores vinculados à ONGS:
Pagamento à vista: R$ 100,00 ou 2x de R$ 60,00= R$120,00

Público em Geral
Pagamento à vista: R$ 120,00 ou 2x de R$ 70,00= R$ 140,00

Indique um amigo participante e ganhe 10% de desconto em ambas as formas de pagamento!

Formas de Pagamento ­
Depósito em conta bancária ­ ou Cheque pré­-datado para 30 dias
Número de vagas: 24 participantes

Informações e inscrições via e­mail:



IMG_7256.JPG
Foto: Gislaine Silva.

Rose Nara Silva
É Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Artes do Paraná, atualmente está à frente da coordenação do Núcleo de Danças Dandara dos Palmares na Universidade Zumbi dos Palmares. Em 2015, esteve no Senegal onde foi aluna do Curso Imersivo Dança Negra, Engajamento e Resistência na École des Sables – Centre de Danses tradicionelles et contemporaines d'Afrique, 2015. Com uma trajetória extensa em arte­educação, Rose trabalhou em projetos sociais realizados dentro de Escolas Públicas em Curitiba-PR, e em ongs em São Paulo, foi Arte­educadora de dança no PIÁ – Programa de Iniciação Artística da Divisão de Formação Artística e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo 2014/2015, foi educadora no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal Praça da Sé, entre outros. Ministrou a aula espetáculo: Suzart, Poética da Periferia – Cultura afro­ brasileira na Escola na 2a Bienal de Educación y Arte de Montevideo em 2014, e em 2012 foi contemplada com o Prêmio de Apoyo a la Investigácion y Educación Artística con Niñ@s, promovida pelo La granja Centro deArte e a Coordinación Nacional de Danza del Instituto Nacional Bellas Artes (México), no qual produziu um trabalho coreográfico com as crianças do Projeto Chamaco, em Amanalco de Becerra. Ministrou o Workshop – Arte Negra, identidade e Resistência: Estratégias Pedagógicas, no 2º Seminário Quilombo Mulheres Negras no Instituto de Artes da UNESP­SP, em 2015 e também Capacitações de Danças Brasileiras e Jogos Populares para professores e monitores do Programa Recreio nas Férias da Rede de Escolas Municipais de São Paulo pelo Projeto Brincante Itinerante do Instituto Brincante no mesmo ano. Ministrou capacitações Danças afro­brasileiras e Artes no ambiente escolar para professores de escolas públicas na zona norte e noroeste de São Paulo, no Projeto – Suzart, Poética da Periferia I e II em 2013/2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário